Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu
Os Santos Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros – os Protomártires do Brasil – foram beatificados na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo então Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da celebração. A festa litúrgica, no entanto, é celebrada pela Igreja, no dia 3 de outubro, data do martírio, em Uruaçu.
Na Arquidiocese de Natal, há celebrações em memória dos Mártires, no mês de julho, em Canguaretama. Em outubro, a festa acontece no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, para onde se deslocam milhares de pessoas, especialmente no dia 3. As celebrações também acontecem nas quatro paróquias dedicadas aos beatos: Santuário dos Mártires, no bairro, no bairro de Nazaré, Natal; Beato Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto, Natal; Beato André de Soveral, Emáus, Parnamirim; e Beato Mateus Moreira, Cidade Verde, Parnamirim.
Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. No dia 22 de novembro de 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, aprovando o feriado. O decreto foi enviado à Assembleia pela então governadora, Wilma de Faria, declarando 3 de outubro feriado estadual, em memória aos Protomártires.
A História
Em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores.
Quase três meses depois, no dia 3 de outubro, aconteceu outro martírio, durante o qual 80 pessoas foram mortas por holandeses. Uma das vítimas foi o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Este morticínio aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a 18 km de Natal, litoral do RN.
Patrono dos Ministros
A 43ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em Itaici/SP, em 2005, aprovou o Bem aventurado Mateus Moreira como “Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística”. Em dezembro de 2005, a CNBB comunicou que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, havia aprovado o nome do Beato como patrono dos Ministros.
Hino
(Letra: Mons. Francisco de Assis Pereira / Música: Pe. José Freitas Campos )
1. Vi ao Cordeiro grande multidão, com as vestes brancas, palmas em suas mãos. Mostra quem são eles e de onde vieram?
REFRÃO:
Mártires da fé, filhos do rio grande, homens e mulheres, jovens e meninos, pelo bom Pastor, deram o seu sangue.
Nossa Igreja em festa canta os seus hinos!
2. O Cordeiro foi por nós imolado. No seu sangue todos foram consagrados. Mostra quem são eles e de onde vieram?
3. Foram trinta servos que por Deus morreram. Palmas de vitória no céu receberam. Mostra quem são eles e de onde vieram?
4. Padre Soveral lá em Cunhaú e o Padre Ambrósio em Uruaçu. Mostra quem são eles e de onde vieram?
5. E Mateus Moreira na morte exclamou: Salve a Eucaristia, mistério de amor. Mostra quem são eles e de onde vieram?
Terço de São Mateus Moreira
(Pode ser rezado nos momentos de adoração do SS Sacramento exposto sobre o altar)
Assim vamos começar: Colocar as intenções pelas quais rezaremos o terço: Peçamos pela intercessão dos nossos beatos de Cunhaú e Uruaçu as graças que necessitamos para bem viver a nossa fé.
1º- PRIMEIRO MISTÉRIO: “Isto diz o Senhor dos Exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor” (Ageu 1,7-8)
INTENÇÃO DESTE PRIMEIRO MISTÉRIO: Pelos que agora nascem para que a intercessão dos Protomártires do Brasil, juntos a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, nos façam pessoas amadas e amáveis, crescendo como Jesus cresceu: em idade, estatura e graça diante de Deus e da sociedade.
Rezemos o credo, o Pai e Nosso e as dez exclamações e ao final, o glória!
Dirigente: Pai e Nosso;
Dirigente: Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!
2º – O SEGUNDO MISTÉRIO: “Mas agora toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. Eu assumi um compromisso convosco quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais!” (Ageu 2,4-5)
INTENÇÃO DESTE SEGUNDO MISTÉRIO: Pelos doentes do corpo e da alma. Para que os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, nossos padroeiros, interceda no céu, para que suas dores sejam curadas e a vida volte a sua normalidade.
Dirigente: Pai e Nosso;
Dirigente: Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!
3º – O TERCEIRO MISTÉRIO: “Isto diz o Senhor dos exércitos: ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. Pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos!” (Ageu 2,6-8)
INTENÇÃO DESTE TERCEIRO MISTÉRIO: Mateus Moreira foi um leigo celibatário dedicando toda sua vida a serviço de Deus, da Igreja de Cristo e da sociedade do seu tempo. Rezemos este terceiro mistério pelos leigos e leigas de hoje, que são consagrados, para mais servir a causa do Evangelho de Jesus Cristo. Que o seu serviço seja um exemplo de manifestação da alegria do Evangelho a todas as criaturas.
Dirigente: Pai e Nosso;
Dirigente: Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!
4º – O QUARTO MISTÉRIO: “Neste lugar estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos!” ( Ageu 2,9).
INTENÇÃO DESTE QUARTO MISTÉRIO: Mateus Moreira era uma pessoa que estava completamente a serviço do Evangelho. Rezemos pelas pessoas da nossa comunidade e as que conhecemos que também se dedicam ao serviço dos pobres e sofredores: que dão de comer a quem está com fome, que dão água a quem está com sede, como por exemplos, os técnicos e governantes que estão trabalhando para descobrir novas formas de resolver o problema da carência da água em nosso país; as pessoas que visitam os que estão presos – as vezes em suas próprias residências; são tantas as pessoas que servem a Deus, a Igreja e a nós mesmos.
Dirigente: Pai e Nosso;
Dirigente: Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!
5º – O QUINTO MISTÉRIO: “Rejubila, alegra-te cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele diz, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti!” (Zacarias 9,14-15)
INTENÇÃO: Vamos rezar por todos os devotos e todas as devotas dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu: Coloque-se nas mãos dos nossos padroeiros, padroeiros do povo do Rio Grande do Norte e ofereça-se a Deus pela poderosa intercessão dos trinta bem-aventurados mártires. Eles são o trigo de Deus. Com Jesus eles se ofereceram até a morte, misturando suas vidas, seus corpos e seu sangue com o corpo e sangue do Nosso Salvador Jesus Cristo. Convém a nós também, dar esse testemunho. Rezemos por aqueles devotos e devotas dos Mártires que agora trabalham, uns trabalham para morrer, quando deveria trabalhar para viver.
Dirigente: Pai e Nosso
Dirigente: Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou
O grupo: Louvado seja o SS Sacramento!
Salve Rainha: (vamos cantar a Salve Rainha)
Salve Rainha, Mãe de Deus, És senhora nossa Mãe,/ Nossa doçura, nossa luz, /Doce Virgem Maria./Nós a Ti clamamos, filhos exilados,/nós a Ti voltamos nosso olhar confiante/Volta para nós ó Mãe, Teu semblante de amor, dá-nos teu Jesus ó Mãe/Quando a noite passar, / Salve Rainha, Mãe de Deus, és auxílio do Cristão. Ó Mãe clemente/ Mãe piedosa, doce Virgem Maria.
6. Oração pela canonização dos nossos beatos padroeiros:
Lado 1. Senhor Jesus Cristo, / o vosso sangue derramado na Cruz/ tornou-se a fonte sagrada/ que regou o testemunho dos Mártires brasileiros, mortos pela fé, nos primórdios de nossa evangelização:
Lado 2 – Fazei que os Bem-Aventurados: André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes, Mateus Moreira e os 27 leigos,/seus companheiros, sejam reconhecidos como santos pela Igreja, para a vossa maior glória e o fortalecimento de nossa fé.
Todos: Por sua intercessão pedimos esta graça….. (fazer o seu pedido).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém.