Solenidade de Pentecostes

Adriano Felipe – Agente da Pastoral da Comunicação  e MECE do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Dia 23 de Maio de 2021, acontece a Solenidade de Pentecostes. Uma data muito especial para os católicos, celebrada no mundo todo e sendo considerada por muitos o Aniversário da Igreja Católica.

A palavra em si tem origem grega e significa quinquagésimo. Para os católicos a data marca 50 dias após a Páscoa e representa a descida do Espírito Santo à Terra. Algumas semanas depois que aconteceu a Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusalém com Maria, a mãe de Deus, para observar a Celebração da Colheita, um dia de alegria, onde o povo feliz pela fartura oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. A ocasião em si não era de muita comemoração, já que os discípulos estavam ainda confusos e inseguros sobre o que fazer e qual caminho seguir, sem ter mais Jesus com eles. Muitos ainda estavam de luto, mas não imaginariam que esse dia iria mudar a vida deles, como está escrito na passagem de Atos 2:2-4:

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, que fortaleceu a fé de cada um, lhes dando coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas.

Pentecostes é a extensão da Páscoa, o preenchimento, a efusão do Espirito, e que ganha muito mais significado nos dias de hoje, já que é cada vez maior o número de pessoas que, assim como os apóstolos, despertaram para assumir um maior compromisso com a fé.

É no dia de hoje Igreja Católica se mostra para o mundo e onde se pode praticamente reviver esse momento ao sentir a vinda do Espírito Santo e renovar as esperanças e o amor que vive dentro de cada um e que se precisa ser uma igreja em saída, seguindo o exemplo Pedro e como nos pede o Papa Francisco.

Neste dia Pentecostes, todos os católicos voltam a ser discípulos de Cristo recebendo o Espírito Santo e tendo a chance de renascer e passar a palavra d’Ele adiante. Por isso, não devemos nos esquecer jamais que:

• O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo;
  • Sobre os discípulos, Jesus está recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito;
  • Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão;
  • O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui plenamente;
  • O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.

Fontes:   Nossasagradafamilia e Wikipédia