No último dia 3 de outubro, o Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu deu o pontapé inicial para concretização do Memorial dos Protomártires do Brasil. A inauguração aconteceu com a presença do Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, e do Pároco do Santuário, Padre Fábio Pinheiro Bezerra.
No evento, foi apresentada uma galeria contendo 12 quadros de Papas, Bispos, Padres e Diácono que contribuíram com todo o processo, desde a Beatificação até a Canonização dos primeiros Mártires do Brasil, além da construção e manutenção do Santuário do Bairro Nazaré, zona Oeste de Natal.
Após a apresentação do espaço, o arcebispo realizou uma benção especial sobre a galeria e destacou a importância do memorial: “É muito importante que espaços como esse se mantenham e que a memória dos nossos Santos Mártires seja valorizada para que mais e mais pessoas conheçam e se perpetue a fé naqueles que deram a vida pelo sacramento santo” destaca.
O Fábio Pinheiro destacou que o memorial começa a tomar forma e que está trabalhando junto com uma equipe de profissionais de várias áreas para que o projeto seja executado com qualidade e realize o sonho daqueles que também acreditaram na concretização do Santuário: “Foi uma ideia do nosso Padre Agustin Calatayud y Salon, reitor benemérito deste Santuário, que pensou em um espaço para a memória de nossos Santos e que nós, juntos, vamos construir, com a graça de Deus”, espera.
A galeria está instalada na parte de trás do Santuário e a equipe formada por arquiteto, historiador, turismólogo e designer está elaborando um amplo projeto para que seja executado até 2021 e aberto à visita de fiéis. “A Pandemia nos atrapalha um pouco mas vamos, com fé, transformar nosso sonho em realidade”, espera o padre Fábio.
Fotos e Reportagem: Jeferson Rocha – Pascom
Ótimo. Mais um sonho concretizado.