Mês Vocacional – Vocação à Família

Dando continuidade as celebrações do Mês Vocacional 2021, na ultima semana celebramos a “Vocação à Família”.

A Igreja reconhece também a importância de rezar pela vocação familiar e pelos pais. A família é uma instituição querida e abençoada por Deus. A família é um dom de Deus. É na família que se dá a transmissão contínua da fé.

Durante toda semana, em comunhão com a Igreja do Brasil, aconteceram os encontros da “Semana Nacional da Família 2021” que nos levou a refletir sobre tema “Alegria do amor na família”, em referência à exortação apostólica Amoris Laetitia, que completou cinco anos e é a motivação de um ano especial convocado pelo Papa Francisco dedicado a São José.

Família para sociedade é a base, a primeira unidade fundamental  do ser humano. É na família que aprendemos  os primeiros passos para viver em grupo, e as  diretrizes  imposta por normas para conviver uns com os outros. É na família  que aprendemos os conceitos de certo e errado, respeito, paciência, obediência, honestidade, entre outras impressões e exemplos que, provavelmente,  todos nós  carregaremos  para toda a vida. Na família levamos  para o nosso dia a dia a formação  de caráter e desenvolvimento social.

Quando nos posicionamos  em falar de Família  na igreja, nos deparamos com o mal que insiste  em lutar  com todas as forças para impedir a continuidade da família ou, se possível, mudar o significado dela.

Se pegarmos  as sagradas  escrituras, ela nos diz que a família é obra de Deus, conforme está escrito em Gênesis 1: 27-28:  “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos”.

Nessa passagem segundo a visão  divina, a família principia com a união de um homem com sua mulher – Gênesis 2:24: “Portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”. Depois tem crescimento com o nascimento de filhos e filhas, os quais herdarão traços de aparência e personalidade de seus pais. Por fim os filhos e filhas crescerão e também buscarão unir-se em matrimônio, constituindo suas próprias famílias.

Por tanto, a família para a Igreja é a primeira sociedade natural, fundada no matrimônio. Também é atribuída a família o compromisso inalienável na educação dos filhos.  “O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes”7(Catecismo, 2223).