Mês Vocacional 2021 – Ministros Ordenados

O Mês Vocacional 2021 terá por tema “Cristo nos salva e nos envia” e por lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

O mês de agosto é o Mês Vocacional! Nele, com mais ênfase destacamos a dimensão vocacional de cada batizado. Sabemos que o batismo é a fonte de todas as vocações. A palavra vocação vem do latim “vocare” e quer dizer chamado, chamamento que supõe uma resposta. Neste sentido Deus chama e o ser humano responde.

Dentre os estados de vida possíveis está aquele que é impresso pelo sacramento da Ordem. Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus apóstolos continua sendo exercida na Igreja, e assim será até o fim dos tempos. O sacramento da Ordem comporta três graus, a saber: diaconato, presbiterado e episcopado. A ordenação transcende uma simples eleição, designação, delegação, porque confere um dom do Espírito Santo, um poder sagrado (para melhor servir o povo de Deus), que só pode vir de Cristo mesmo e que atua na sua Igreja.

O sacerdócio ministerial, conferido pelo sacramento da Ordem, embora também participe do único sacerdócio de Cristo, se difere na sua essência. Enquanto um se realiza no desenvolvimento da graça batismal, outro está a serviço do sacerdócio comum.

Além de representar Cristo, cabeça da Igreja, os ministros ordenados agem em nome de toda a Igreja, oferecendo a Deus a oração da Igreja, sobretudo durante a santa Missa, e, com ele, toda a Igreja se oferece com Cristo, por Cristo e em Cristo.

Confira mais em: https://www.cnbb.org.br/ministerio-ordenado/