Celebração de Corpus Christi

“Ficai certos de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”.

Santo Afonso Maria de Ligório

A solenidade de corpus Christi é celebrada em honra ao corpo do do senhor. Após ser oficializada pelo Papa Urbano IV em 1264 celebramos na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, neste ano, quinta feira, dia 3 de junho.

A celebração foi instituída pelo Papa após a freira Juliana de Mont Cormillon lhe contar que recebia visões de Jesus, onde ele pedia uma festa em honra a eucaristia. A comemoração ocorre 60 dias após a páscoa, sempre em uma quinta feira, dia em que aconteceu a última ceia.

A tradição do tapete de Corpus Christi é bem antiga. Depois de ver o sacerdote caminhando com o ostensório pelas ruas, numa demostração de carinho jogaram no chão ramos de oliveira para que ele passasse por cima. O gesto inspirou outros fiéis para nos anos seguintes fosse feito algo mais bonito, digno de um rei passar. O que hoje é um tapete. No Brasil, chegou através dos colonizadores portugueses e é até hoje uma tradição. Apesar da pandemia, o tapete de Corpus Christi será confeccionado em nosso Santuário, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

A programação do dia, terá início as 7h com a Santa Missa, seguida de adoração pelas Pastorais, Movimentos e Serviços, até às 16h, encerrando com a celebração e carreata pelas ruas do Bairro Nazaré.

Confira a programação da Adoração de Corpus Christi
07h: Santa Missa seguida do início da adoração
08h às 09h: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Campanha da Mãe Peregrina
09h às 10h: Pastoral do Dízimo e MESCEs.
10h às 11h: Terço dos Homens, Pastoral da Criança, Família Missionária e IAM.
11h às 12h: Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade e RCC
12h às 13h: Pastoral da Catequese de Batismo, Eucaristia e Crisma.
13h às 14h: Pastoral Familiar, Pastoral da Acolhida, Ministérios de Música e PASCOM
14h às 15h: Missionários e famílias da Divina Misericórdia, Leitores e Coroinhas
15h às 16h: Segue-me, EJBP, Juventude Missionária e Encena Cristo
16h: Santa Missa seguida de carreata com o S. Sacramento pelas ruas do bairro.

Não deixe de acompanhar a transmissão pela nossa página no Facebook ou pelo nosso canal no YouTube –TV Santos Mártires, a partir das 16h.